Equatorial prevê mais disputa no próximo leilão de transmissão

Em: 10/03/2017 às 13:54h por

Após estrear como um dos destaques do último leilão de linhas de transmissão, em outubro, a Equatorial Energia avalia a possibilidade de participar novamente de uma licitação do tipo, em 24 de abril. Segundo o diretor Financeiro e de Relações com Investidores (RI) da companhia, Eduardo Haiama, a expectativa é que a concorrência no próximo certame seja ainda maior do que a do último leilão, com um número maior de participantes.

"Estamos analisando [participar do leilão]. Não tomamos decisão sobre ir, ou não, ainda. Mas de qualquer forma queremos estar prontos, com uma análise muito bem detalhada para, caso decidamos seguir adiante, termos muita confiança na execução [dos projetos] depois", disse ontem Haiama, em teleconferência com analistas e investidores.

No leilão de outubro, a Equatorial estreou em transmissão arrematando sete lotes, com investimento total previsto de R$ 3,9 bilhões e receita anual permitida de R$ 718 milhões, com retorno sobre patrimônio (ROE) de 15%.

Em relatório, o banco UBS destacou que a Equatorial tem grande potencial de criação de valor, por meio de novos leilões de transmissão e operações de fusões e aquisições. "Enquanto deve haver aumento na competição, acreditamos que a taxa de retorno ainda será atrativa", escreveu o analista Marcelo Sa, referindo-se ao próximo leilão.

Na licitação de abril, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ofertará 7.400 km de linhas, em 20 Estados, divididos em 35 lotes. O investimento total previsto nos projetos é de R$ 13,1 bilhões e a receita anual permitida máxima é de R$ 2,7 bilhões.

Fonte: Valor Econômico