Puxado pela indústria, consumo de energia já dá sinais de recuperação

Em: 09/03/2017 às 14:16h por

O consumo de energia tem demonstrado indícios de recuperação neste início de 2017, principalmente na indústria e nos consumidores do mercado livre. A demanda no segmento residencial, porém, deve levar um tempo maior para se concretizar.

Enquanto ainda é cedo para falar de retomada de crescimento na demanda - principalmente no mercado cativo, das distribuidoras -, dados publicados recentemente pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) indicam pelo menos um indício de recuperação da atividade econômica e no consumo de energia.

Segundo Ricardo Savoia, diretor da consultoria Thymos Energia, há expectativa de leve recuperação no consumo de alguns segmentos eletrointensivos, como de produção de aço, laminados e ferroligas, refletindo a melhora na conjuntura internacional. Isso ajuda a explicar o comportamento do consumo de energia nesse início de ano.

O consumo de energia pela indústria cresceu 4,4% em janeiro na comparação anual segundo a EPE. A maior alta foi no segmento têxtil, de 20,4%, seguido pelo setor automotivo, com 15,1%, e pelo de borracha e material plástico, de 8,1%. "O resultado do consumo industrial de eletricidade talvez aponte uma possível transição gradual de estabilização da economia, embora sinais mais consistentes precisem ser observados para se afirmar isso", diz o documento da EPE.

No acumulado em 12 meses, porém, o desempenho do consumo de energia na indústria continua ruim, com queda de 1,7%.

"Ainda estamos em um cenário de expectativa da recuperação da economia. O que vai dizer mesmo se haverá melhora significativa vai ser o desempenho do consumo de energia nesse primeiro semestre do ano", disse Savoia.

Fonte: Valor Econômico