Cemig desenvolve rede sinérgica de transmissão de energia e dados

Em: 08/03/2017 às 14:20h por

A Cemig desenvolveu uma rede sinérgica experimental inédita com capacidade de transmissão simultânea de energia elétrica e comunicação de dados em banda larga, que usa cabos condutores especiais integrados que trazem fibras óticas em seu núcleo. A rede sinérgica, por meio de um projeto piloto, já está funcionando em escala real na UniverCemig, em Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A intenção desse projeto é diminuir a quantidade de cabos de comunicação de dados nos postes da distribuidora, que é proprietária de grande parte do posteamento no estado. Contudo, a Cemig possui convênio de compartilhamento dessas estruturas com as operadoras de telefonia, internet e TV a cabo, que possuem, cada uma, cabeamento próprio que se acumula nos postes, principalmente nos grandes centros urbanos.

Segundo Carlos Alexandre Meireles Nascimento, engenheiro de tecnologia e normalização da Cemig e um dos desenvolvedores dessa tecnologia, a rede sinérgica em operação na UniverCemig já tem uma configuração muito próxima da solução industrial desejada, porque as parceiras conseguiram desenvolver protótipos bem próximos de uma aplicação comercial. De acordo com ele, a etapa final será padronizar essa solução tecnológica nas áreas de engenharia, planejamento, projeto e construção de redes da Cemig.

Fonte: Canal Energia