Setor de transmissão atrai investidores graças a taxas de retorno

Em: 08/03/2017 às 14:20h por

O setor de transmissão brasileiro poderá superar a sua fase de escassez de recursos graças ao vácuo deixado pela Eletrobras, que tenta reduzir seu endividamento se ausentando de alguns certames, assim como as espanholas Abengoa e Isolux, que também enfrentam crises.

Com as novas oportunidades, entraram no setor de fundos de investimento, gestoras, construtoras e empresas de geração e distribuição de energia, atraídas pelas elevadas taxas de retorno pagas nos projetos. Investidores com perfis bastante diferentes têm demonstrado interesse em transmissão no Brasil, como produtores de equipamentos que podem participar com capital e investidores financeiros que têm interesse em menor risco.

Apenas no ano passado ganharam presença forte nesse setor as gestoras Brookfield e Pátria, as empresas de energia Equatorial e EDP Energias do Brasil, além do BTG Pactual. Para os próximos certames, são esperados investidores de países como Inglaterra, Japão, Índia, Itália e China, além de outras empresas tradicionais de energia, como a Engie e a Neoenergia.

Estudo realizado pela consultoria americana L.E.K. destaca que o setor de transmissão vai precisar do valor nada modesto de R$ 70 bilhões em investimentos nos próximos três anos. Para garantir os contratos e resolver de vez o problema dos gargalos de transmissão do país, as taxas de retorno continuarão elevadas, atraindo cada vez mais investidores.

Fonte: Ambiente Energia