Livros contam a história da eletrificação rural e urbana no Brasil

Em: 08/03/2017 às 14:20h por

O Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, entidade sem fins lucrativos mantida por empresas e órgãos do setor elétrico, lançará dois novos livros que ajudam a contar a história da eletrificação rural e urbana no Brasil, bem como sua importância para o desenvolvimento da sociedade e da economia.

O acesso à energia elétrica é fundamental no mundo moderno e um dos principais indicadores de desenvolvimento social de um país. No Brasil, o uso da eletricidade tornou-se importante a partir do início do século XX, com a multiplicação de empreendimentos de geração de energia elétrica, especialmente no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Ainda assim, em 1940, só 47,2% dos domicílios urbanos e 2,4% dos rurais tinham acesso à eletricidade.

No livro "Eletrificação rural no Brasil: uma visão histórica", que será lançado em 15 de março, na Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, são narradas as principais etapas e desafios vencidos pela eletrificação rural, em paralelo com a trajetória de desenvolvimento do setor elétrico brasileiro. Nas 368 páginas da obra, são detalhados obstáculos iniciais, como o pequeno interesse das concessionárias na prestação do serviço fora dos grandes centros, em decorrência de fatores como alta dispersão da população rural e a baixa rentabilidade dos investimentos, até o atual desafio de eletrificação de comunidades isoladas e a obtenção, em 2010, dos índices de 99,1% dos domicílios urbanos e 92% dos domicílios rurais com energia elétrica.

O principal ganhador do processo de eletrificação rural, para o coordenador editorial da publicação, Paulo Brandi Cachapuz, foi o homem do campo. "Antes da chegada da energia elétrica ao meio rural, a produção agrícola dependia muito mais da força muscular humana e animal. Então, quando se fala em eletrificação rural, estamos falando em significativos ganhos econômicos, proporcionados pelo aumento da produtividade através da mecanização, mas também na melhoria das condições de vida de muitos brasileiros".

Fonte: Canal Energia