Brametal diversifica atuação e entra no segmento de geração solar

Em: 06/03/2017 às 14:10h por

Maior fabricante de torres para linhas de transmissão do Brasil, a Brametal planeja entrar na cadeia de geração de energia solar. A companhia firmou parceria com a Araxá Solar para fornecer equipamentos para usinas solares de grande porte. A empresa espera que a medida contribua para um aumento de 10% a 15% do faturamento em 2018. Para este ano, a expectativa é que o faturamento bruto fique em linha com 2016, de cerca de R$ 470 milhões.

A parceria com a Araxá consiste no desenho e fabricação de trackers para grandes usinas solares. O tracker é uma estrutura metálica inteligente que suporta o painel fotovoltaico e que o direciona de acordo com a posição do sol, ampliando a capacidade de produção de energia da usina.

"Em vez de fazermos acordo de transferência de tecnologia, resolvemos desenvolver uma solução própria", afirma Ricardo Brandão, diretor da Brametal. Ele ressalta que a solução desenvolvida em parceria com a Araxá Solar tem um diferencial importante, por ser 100% nacional, o que a enquadra na linha Finame (para financiamento de máquinas e equipamentos) do BNDES. Os suportes chegam a representar até 15% do custo total da usina solar.

Segundo o presidente da Araxá Solar, Rodolfo Pinto, os suportes desenvolvidos pelas duas empresas serão customizados às necessidades dos geradores. Além de implantação de soluções turn-key (em que o fornecedor entrega o projeto concluído, pronto para ser operado), a Araxá realiza estudos e consultorias especializadas, tanto para a viabilidade e estruturação dos projetos como para o desenvolvimento de projetos básico e executivo e engenharia do proprietário.

Fonte: Valor Econômico