Consumo tem crescimento de 2,8% em janeiro, informa EPE

Em: 06/03/2017 às 14:09h por

O consumo de eletricidade na rede nacional totalizou 39.308 gigawatts-hora em janeiro, um aumento de 2,8% em relação a igual período do ano passado, informou na sexta-feira (03) a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Todas as regiões do País registraram crescimento no consumo de eletricidade. A maior alta foi verificada no Sul, com elevação de 5,5%, seguida pelo Sudeste, com avanço de 2,6%. No Centro-Oeste, o aumento do consumo ficou em 1,9%; no Nordeste, alta de 1,8%; e no Norte, elevação de 1,7%.

O consumo industrial cresceu 4,4% em janeiro, o que representou o principal motor da elevação no período, respondendo por 50,7% do avanço total na comparação com o mesmo intervalo de 2016. De acordo com a EPE, a indústria consumiu 13.088 GWh no primeiro mês do ano.

Em comunicado, a empresa informa que o resultado do consumo industrial de eletricidade "talvez aponte uma possível transição gradual de estabilização da economia, embora sinais mais consistentes precisem ser observados."

Por outro lado, no setor de comércio e serviços, houve expansão de apenas 0,3% do consumo de energia, devido à redução de dias faturados em diversas distribuidoras. Estas empresas fazem o faturamento entre 27 e 32 dias depois da leitura, de acordo com a EPE. Se tivessem mantido a média de dias do ano anterior, a estimativa é que o consumo da categoria comércio e serviços teria crescido cerca de 2,0%.

Fonte: DCI