CCEE prioriza acordo para acabar com guerra judicial sobre déficit hidrelétrico

CCEE prioriza acordo para acabar com guerra judicial sobre déficit hid

Em: 06/03/2017 às 14:08h por

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) dará prioridade absoluta neste ano a uma tentativa de acordo para pôr fim a uma longa e bilionária disputa judicial em torno do déficit de geração registrado pelas hidrelétricas brasileiras, disse à Reuters o presidente do conselho da instituição.

A briga, que impacta o mercado de eletricidade desde meados de 2015, teve início após geradores obterem decisões judiciais para se proteger de perdas financeiras devido a uma menor produção de suas usinas, que tiveram a geração ofuscada por termelétricas acionadas para preservar os reservatórios em meio a chuvas abaixo da média.

O embate tem gerado elevados valores em aberto nas liquidações financeiras do mercado de curto prazo de eletricidade, que promovem pagamentos e recebimentos entre as empresas que atuam no setor elétrico e são realizadas mensalmente pela CCEE.

Em fevereiro, quando foram processadas operações de dezembro, a CCEE arrecadou apenas 21 por cento dos 2,4 bilhões de reais cobrados dos agentes de mercado. Dos valores em aberto, cerca de 1,62 bilhão foram devido a liminares que protegem empresas dos débitos com o déficit hídrico, conhecido no setor pelo termo técnico "GSF".

Fonte: Reuters