Retorno alto atrai novos e antigos competidores

Em: 06/03/2017 às 14:08h por

As mudanças no cenário de transmissão de energia ajudaram a atrair também empresas que haviam deixado o setor ou paralisado investimentos, como a Cteep, que participou em outubro do seu primeiro leilão desde 2011.

Outro caso emblemático é a gigante italiana de transmissão Terna, que tinha deixado o Brasil em 2009, quando vendeu a Terna Participações (atual Taesa) ao FIP Coliseu e à Light, e está de volta ao país. A companhia anunciou em fevereiro a aquisição de dois projetos de transmissão no Brasil da Planova, empresa brasileira que atua em obras de infraestrutura, por US$ 180 milhões.

Os projetos, um de 158 km no Rio Grande do Sul e outro de 350 km em Mato Grosso, têm contrato de concessão com duração de 30 anos. As linhas deverão entrar em operação em 2019. Segundo a Terna, o acordo com a Planova se enquadra no contexto estratégico de encontrar oportunidades fora da Itália em redes de transmissão elétrica e infraestrutura.

No seu plano estratégico para o período de 2017 a 2021, a companhia italiana prevê € 250 milhões em investimentos fora da Itália, com destaque para Brasil e Uruguai. "Os principais 'drivers' de seleção da estratégia internacional da Terna são, em resumo, países com condições regulatórias e macroeconômicas favoráveis, que exigem reforços e expansões de rede e garantem um perfil de baixo risco e valorização do papel industrial da Terna. Possíveis alvos são países da América Latina e o Brasil, que, com sua estabilidade regulatória e graças ao seu clima de negócios positivo, é uma oportunidade", disse, em nota, a Terna.

Embora ainda existam oportunidades de ativos de transmissão à venda, sem o risco de construção, a maior parte dos agentes prefere investir em novos projetos, que oferecem as melhores taxas de retorno diante dos investimentos exigidos.