Horário de Verão gerou economia de R$ 160 mi, informa MME

Em: 03/03/2017 às 14:43h por

O Ministério de Minas e Energia revelou os dados apresentados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico acerca dos ganhos que o Horário de Verão 2016/2017 gerou ao país. Foram R$ 159,5 milhões de economia decorrentes da redução do acionamento de usinas térmicas durante o período de vigência da medida. O valor superou as expectativas iniciais, que eram da ordem de R$ 147,5 milhões.

Com relação à demanda no horário de ponta noturna, houve uma redução da ordem de 4,3%, no submercado Sul, o que equivale ao atendimento do dobro da carga da cidade de Florianópolis nesse período. Já no Sudeste/Centro-Oeste, a redução da demanda foi equivalente ao atendimento da metade da carga da cidade do Rio de Janeiro no horário de ponta.

O horário teve duração de 126 dias. Segundo avaliação do MME, além da economia de valores, a medida gera ganhos qualitativos referentes à redução do consumo no horário de pico noturno, diminuindo os carregamentos no sistema de transmissão, o que proporciona maior flexibilidade operativa para realização de manutenções em equipamentos do sistema de transmissão e redução de cortes de cargas em situações de emergências, o que gera um aumento na segurança do atendimento ao consumidor final.

Fonte: Canal Energia