Quase 80% da geração eólica vêm da região

Em: 23/02/2017 às 14:02h por

Com ventos contínuos e intensos e um dos melhores índices de irradiação do mundo, o Nordeste assistirá nos próximos anos ao reforço da energia eólica e solar, que deverão receber mais de R$ 20 bilhões em investimentos em diversos projetos. Em fevereiro, a capacidade de geração eólica no Brasil atingiu o recorde de 10,7 GW (7,1% da eletricidade do país), sendo que 8,3 GW (ou 77,5% do total) estão nos nove Estados da região.

Rio Grande do Norte, com 3,4 GW, Bahia, com 1,9 GW, e Ceará, com 1,8 GW, são os três Estados com mais usinas eólicas instaladas ou em teste no Brasil. A expansão será maior: existem pouco mais de 7 GW de capacidade em construção ou já contratados, sendo que 95% do total estão em projetos no Nordeste, com destaque para a Bahia com 3,5 GW, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeolica).

Nos últimos três verões, em que condições climáticas reduziram a capacidade dos reservatórios das hidrelétricas que atendem à região, as usinas eólicas responderam por mais de 30% da geração do Nordeste, com um fator de capacidade em alguns momentos superior a 60%, o dobro da média mundial. Segundo o Plano Decenal 2024, do governo federal, a capacidade instalada eólica brasileira chegará a 24 GW em 2024 respondendo por 11,4% da total. O NE terá 21,6 GW (90%).

O potencial atrai investidores. Um deles é a Enel Green Power, que está investindo cerca de US$ 2 bilhões na construção de quatro novos parques solares e três eólicos no país, que adicionarão cerca de 1.249 MW de capacidade instalada. São 442 MW de projetos em construção de energia eólica e 807 MW de energia solar. Serão aplicados US$ 980 milhões à construção dos quatro parques solares.

Fonte: Valor Econômico