Aneel muda regras para estimular geração própria de energia em universidades

Aneel muda regras para estimular geração própria de energia em univers

Em: 16/02/2017 às 13:39h por

As universidades federais interessadas em utilizar mecanismos de geração própria de energia elétrica terão mais facilidade para viabilizar suas iniciativas. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) alterou as regras de aprovação de projetos prioritários relacionados à eficiência energética e minigeração em instituições federais de ensino superior, com o objetivo de reduzir entraves por meio da implantação de projetos pilotos nessas instituições.

Antes, as distribuidoras aplicavam recursos para projetos apenas em unidades consumidoras da sua área de concessão. Entretanto, a agência considerou que essa medida poderia provocar uma pulverização de investimentos em propostas que não atendessem aos requisitos de um projeto prioritário e estratégico. Diante disso, ficou estabelecido que a distribuidora também poderá aplicar recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) em unidades consumidoras de outra área de concessão.

Os novos projetos possibilitarão a troca de equipamentos energeticamente ineficientes por outros mais eficientes, incentivarão a mudança de hábito de consumo de professores, alunos e funcionários. Além disso, promoverão a implantação de minigeração de energia elétrica e a redução nas contas de energia elétrica.

Fonte: Agência Gestão CT&I