Aneel e investidores assinam contratos de concessão de transmissão

Em: 14/02/2017 às 13:52h por

Foram assinados na última sexta-feira, 10 de fevereiro, todos os contratos de concessão referentes ao último leilão de transmissão, realizado em 28 de outubro de 2016. À ocasião foram colocados em disputa 24 lotes que somavam 6.800 quilômetros de linhas e 6 mil MVA em subestações, dos quais, 21 foram efetivamente arrematados. O deságio médio no certame ficou em 12,07% do preço inicial ofertado. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica, os investimentos nesses lotes deverão somar R$ 11,6 bilhões.

A empresa que levou o maior número de lotes foi a Equatorial, que inaugurou nessa oportunidade a sua atuação no segmento. Foram sete empreendimentos que somam uma Receita Anual Permitida de R$ 718,5 milhões, valores estes baseados em julho de 2016 e que são atualizados de acordo com o IPCA. O investimento total somente da empresa é estimado em R$ 3,9 bilhões.

Em comunicado, a Equatorial afirma que assinou contratos de EPC com na modalidade lump-sum turnkey com a AG Construções e Serviços, Andrade Gutierrez Engenharia e Elecnor do Brasil. Os contratos estabelecem pagamentos condicionados ao atingimento de metas pré-estabelecidas e preveem mecanismos de incentivos para a antecipação do início da operação. O leilão de outubro ainda marcou o retorno da Cteep às disputas, bem como a participação da Taesa, Alupar e da EDP, entre outras.

Fonte: Canal Energia