Brasil foi 5º maior mercado eólico em 2016

Em: 10/02/2017 às 13:45h por

img

O mercado global de energia eólica em 2016 ultrapassou a marca de 54 GW de capacidade nova instalada. Os números foram divulgados pelo Global Wind Energy Council (GWEC). Agora, o mundo conta com uma capacidade instalada total de algo próximo a 487 GW, sendo que a China continua na liderança, seguida pelos Estados Unidos, Alemanha e Índia. O Brasil aparece como líder na América Latina com pouco mais de 2 GW novos na matriz elétrica e quinto colocado em termos de expansão em 2016, com 3,7% dos investimentos na fonte em termos mundiais. O volume total não conseguiu superar o recorde anual registrado em 2015.

Contudo, esse fator não é considerado um grande problema na visão do secretário geral da entidade, Steve Sawyer. Segundo ele, a fonte continua a crescer a índices de dois dígitos, mas que não podemos esperar que a indústria alcance um novo recorde todo ano.

A expansão na China somou 23,3 GW no ano passado, representando 42,7% do total mundial. Em 2015 havia sido de 30 GW. A retração foi atribuída ao recuo das tarifas feed-in naquele país, bem como a demanda por energia que não avançou. Além disso, há questões de transmissão que não conseguem entregar o volume de novas capacidades eólicas. A estimativa do GWEC é que essa performance mude este ano.

Fonte: Canal Energia