Leilões de repasse poderiam ser viáveis para reduzir sobreoferta, avalia PSR

Leilões de repasse poderiam ser viáveis para reduzir sobreoferta, aval

Em: 10/02/2017 às 13:44h por

Os mecanismos de descontratação são uma forma atraente de combater a sobreoferta física do sistema. Mas devido a algumas limitações que existem no mercado, é necessário que existam outras alternativas para o ajuste da posição contratual das distribuidoras. Um leilão de repasse iria ao encontro dos objetivos do setor para que este tenha mecanismos de mercado e de competição direta entre os agentes. Dessa forma beneficiará consumidores finais.

De acordo com a PSR, medidas cujo objetivo visa implantar um modelo mais aberto ao mercado e com maior atuação dos agentes privados são positivas. Contudo, afirma ser fundamental que a regulamentação antecipe os impactos que as mudanças podem ter sobre o mercado. Isto requer entender como os novos mecanismos interagiriam com os já existentes, e ainda, simular as consequências em potencial para os consumidores e outros agentes e ser regida por uma visão de qual o caminho trilhar.

Nesse sentido, a implementação desse leilão de repasse depende de alguns direcionamentos regulatórios. E que embora ainda seja desejável a realização de simulações detalhadas para antecipar o impacto da metodologia sobre o mercado e as tarifas, a consultoria diz acreditar que esse mecanismo pode ter um papel importante no futuro do setor.

Fonte: Canal Energia