Poste autoaterrado pode reduzir custos operacionais das distribuidoras de energia

Poste autoaterrado pode reduzir custos operacionais das distribuidoras

Em: 09/02/2017 às 13:49h por

Uma nova tecnologia de poste de concreto para utilização em redes de distribuição de energia elétrica tem potencial para reduzir os custos operacionais das distribuidoras com sistema de aterramento em até 48%, dependendo do tipo de estrutura do poste e o solo. Batizado de "poste autoaterrado", o equipamento promete ainda trazer maior proteção ao sistema elétrico contra a incidência de raios, melhorando a qualidade do fornecimento de energia.

A tecnologia, inédita no Brasil, está sendo desenvolvida e testada pela CPFL Energia, em parceria com a Matos Ferreira Engenharia e Consultoria. Até o momento, R$ 4,4 milhões foram investidos no projeto, custeado com recursos do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com Rafael Lazzaretti, diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia, os primeiros testes em larga escala contarão com a instalação de um lote de 600 postes no interior de São Paulo e litoral paulista. Até o final deste ano, a aplicação da tecnologia será testada com a colocação de 540 unidades na cidade de Ibiúna e 60 postes em Santos, ambos os municípios atendidos pela concessionária CPFL Piratininga.

Fonte: Canal Energia