Aneel realiza pente fino em fundos setoriais

Em: 08/02/2017 às 13:50h por

A fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica está passando um pente fino em toda a movimentação financeira dos fundos setoriais que compõem a Conta de Desenvolvimento Energético para identificar possíveis irregularidades nos repasses dessas contas. O levantamento pode resultar em eventual revisão do orçamento da CDE ainda em 2017 ou em 2018, dependendo da data em que o processo de discussão em torno do assunto for concluído pela autarquia e do volume de recursos envolvidos.

“É uma fiscalização mais ampla sobre todo o fluxo de pagamento dos fundos desde 2009”, informou o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino. Ela envolve valores controversos e pendentes de comprovação, como R$ 7,754 bilhões da Conta de Consumo de Combustíveis.

A avaliação será feita também em razão da transferência da gestão dos fundos para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica a partir de maio desse ano. Atualmente, essas contas são administradas pela Eletrobras e tem entre os beneficiários  empresas controladas pela própria estatal.

Há controvérsia, por exemplo, sobre os reais custos da CCC na geração térmica do sistema de Manaus, dada a diferença entre a quantidade de gás contratada da Petrobras e a capacidade efetiva de geração dos empreendimentos. “Desde o ano passado, nós fixamos o conceito de que o que vale [no cálculo de repasse da CCC] não é o contrato de gás. O que vale é a capacidade instalada como limite”, explicou Rufino nesta terça-feira, 7 de fevereiro.

Fonte: Canal Energia