BBCE prevê dobrar movimentação de contratos financeiros em 2017

Em: 08/02/2017 às 13:49h por

A BBCE, plataforma eletrônica de leilão contínuo para comercialização de energia, administrada por 18 comercializadoras, prevê movimentar R$ 500 milhões em contratos de energia neste ano. O valor é mais que o dobro do total movimentado no ano passado, de R$ 240 milhões.

Para este ano, a companhia também estima um aumento de cerca de 45% do volume de energia negociado na plataforma, totalizando cerca de 4.500 megawatts (MW). Somente em janeiro, já foram transacionados 400 MW.

Segundo o presidente da BBCE, Victor Kodja, a empresa, que completa cinco anos de operação em 2017, planeja diversificar e ampliar a atuação. "Nossa ideia é ter uma plataforma multiprodutos".

Entre os objetivos para este ano estão a comercialização de contratos financeiros de energia, de gás natural e de certificados de energias renováveis. A negociação de contratos financeiros envolve transações puramente financeiras do tipo "non deliverable forward" (NDF) - contrato a termo de moeda sem entrega física -, tido como o primeiro passo para a criação de uma bolsa de energia no futuro.

Fonte: Valor Econômico