EDF inicia nova fase no país com projetos em geração renovável

Em: 06/02/2017 às 14:06h por

Em uma extensa área plana próxima ao Rio São Francisco, no interior de Minas Gerais, o grupo francês de energia EDF promete entregar no segundo semestre o que será um dos maiores parques de geração de energia solar do país. Com um investimento previsto de R$ 1 bilhão, a EDF Energies Nouvelles, o braço de energia renovável da multinacional, terá capacidade de gerar no pico da insolação 191 MW. Serão ao todo quase 600 mil painéis, que começaram a ser instalados em janeiro.

O empreendimento, que vai tomando forma no município de Pirapora, está entre as grandes unidades solares em construção no Brasil. Outras são da italiana Enel.

Novata no Brasil, a EDF EN quer ampliar sua presença com mais projetos de renováveis. Além da usina solar mineira, a empresa constrói uma eólica na região de Morro do Chapéu (BA) com capacidade de 66 MW. O empreendimento deve estar pronto no fim do ano. As obras de um segundo projeto na região devem começar este ano. Os aportes previstos nos dois são de R$ 1,5 bilhão. O primeiro já tem financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A EDF EN pertence ao grupo EDF (Electricité de France), um produtor importante de energia eletronuclear e hídrica principalmente na Europa. Em 1996, o grupo adquiriu no Brasil, ao lado de sócios, a Light. Em 2006 vendeu sua fatia na elétrica, ficando com uma térmica no Rio de Janeiro, a Norte Fluminense. Hoje, constrói com a Chesf e Eletronorte uma hidrelétrica de 400 MW em Sinop (MT).

No fim de 2016, o grupo decidiu apostar numa área nova no Brasil. A EDF EN adquiriu da Canadian Solar 80% do projeto de Pirapora. A Canadian havia vencido em agosto de 2015 o leilão do governo e hoje detém 20% do negócio.