Eletrosul está perto de acordo com chinesa

Em: 03/02/2017 às 13:43h por

A Eletrosul, subsidiária da Eletrobras, deve fechar este mês a transferência de participação em um conjunto de projetos de transmissão de energia na região Sul para a chinesa Shanghai Electric, segundo informação de uma fonte com conhecimento direto do assunto. Os empreendimentos, que envolvem 2 mil quilômetros de linhas de transmissão e oito novas subestações, vão exigir investimentos de cerca de R$ 3 bilhões.

"O caso das linhas da Eletrosul deve ser [fechado] agora, no começo de fevereiro", afirmou ao Valor uma fonte com conhecimento direto do assunto. Segundo ela, as negociações estão em estágio avançado e só não foram concluídas até o momento devido ao feriado do ano novo chinês, que começou no sábado, 28 de janeiro.

Na prática, explicou a fonte, a negociação não envolve entrada de recursos no caixa da Eletrosul. Por outro lado, a estatal não terá mais a obrigação de fazer os investimentos de R$ 3 bilhões. "Eles [Shanghai Electric] reconhecem os valores de investimentos. E eles seguem para fazer a obra", disse ela, explicando que a subsidiária da Eletrobras poderá ficar com uma fatia minoritária nos projetos.

Procurada, a Eletrosul informou que "as negociações prosseguem com a empresa chinesa Shanghai Electric para a viabilização dos empreendimentos de transmissão que integram o Lote A do leilão 004/2014 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)".

Fonte: Valor Econômico