Chineses querem comprar Belo Monte

Em: 31/01/2017 às 14:04h por

img

As empresas chinesas continuam de olho no setor elétrico brasileiro. O novo alvo é a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, terceira maior do mundo, ainda em construção, no Rio Xingu, no sudoeste do Pará. Embora a negociação não tenha sido oficialmente confirmada pelas empresas acionistas consultadas pelo Correio — entre elas, a estatal Eletrobras, que detém 49,98% de participação, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Vale, além dos fundos de pensão Petros, dos funcionários da Petrobras, e Funcef, dos servidores da Caixa Econômica Federal —, a expectativa é que a venda ocorra nos próximos meses.

Empresas como State Grid e China Three Gorges (CTG) são algumas das possíveis interessadas na compra, caso o consórcio Norte Energia, responsável pela coordenação e pela construção da hidrelétrica, decida, de fato, vender a usina. No Brasil há cerca de cinco anos, as chinesas têm feito investimentos intensos no setor elétrico. A CTG, sozinha, investiu mais de R$ 15 bilhões desde que chegou ao país, em 2013. Só nos últimos três anos, a empresa comprou as hidrelétricas de Salto, Garibaldi, Jupiá e Ilha Solteira, além de metade dos projetos de construção das usinas de Santo Antônio do Jari e de Cachoeira Caldeirão. A empresa adquiriu também um terço da Hidrelétrica de São Manoel.

Também interessada no setor elétrico, a chinesa State Grid, no Brasil desde 2011, adquiriu, por R$ 5 bilhões, 51% da participação no consórcio IE Belo Monte. Responsável pela construção da segunda linha de transmissão da usina, a empresa asiática conseguiu, este ano, o controle acionário da CPFL Energia, ao comprar 54,64% de participação nas ações, por R$ 14 bilhões. Sobre a possibilidade de negociação de Belo Monte, a State Grid afirmou “não ter comentários sobre o assunto”. Já a CTG Brasil disse que “não comenta rumores de mercado”.

Fonte: Correio Braziliense