Empresa sul-coreana cria gerador de energia hidrelétrica portátil

Em: 30/01/2017 às 14:01h por

A empresa sul-coreana Enomad criou um dispositivo que funciona como gerador de energia hidrelétrica portátil. Batizado de Estream, o equipamento cabe praticamente dentro do bolso e consegue transformar o movimento da água em eletricidade, para alimentar dispositivos móveis, GPS e também servir como lanterna.

O Estream aproveita a água corrente, um recurso que não para, independente das condições do clima, para gerar energia, diferente do que acontece com os sistemas que transformam a energia do sol ou dos ventos em eletricidade.

A novidade é capaz de gerar até 5W de energia, mesmo quando ele é inserido em um local com baixa corrente de água ou acoplado na traseira de um caiaque, por exemplo. O Estream tem 24 centímetros de comprimento, seis centímetros de diâmetro e pesa apenas 800 gramas. A bateria usada no equipamento é de 6400 mAh, recarregada totalmente em 4,5 horas.Além disso, ele tem uma saída USB padrão que pode alimentar os mais diversos dispositivos, e uma lâmpada de LED com quatro modos de iluminação.

Fonte: Ambiente Energia