Usinas da Copel batem recorde de geração no ano de 2016

Em: 27/01/2017 às 14:02h por

No ano de 2016, a Copel bateu recorde de geração de energia. As sete maiores usinas operadas pela companhia localizadas nos rios Iguaçu, Jordão, Capivari e Tibagi, produziram no último ano 29.656.104 MWh, valor 6,3% maior que a energia gerada em 2015.

É o terceiro ano que a Copel supera suas marcas na produção de energia. Antes disso, o recorde anterior tinha sido registrado em 2011, quando as vazões afluentes foram muito elevadas na bacia do rio Iguaçu. Em 2014, a geração de energia superou em 0,4% a marca de 2011 e, desde lá, a empresa vem registrando recordes sucessivos. Em 2015, a geração foi 3,4% superior a 2014 e, em 2016, a produção de energia ficou 6,3% acima do ano anterior.

Diversos fatores influenciaram este recorde de produção de energia. Como o sistema elétrico brasileiro é interligado de Norte a Sul do País, é preciso levar em conta a demanda por eletricidade e a situação dos reservatórios em todo o território nacional. A definição sobre quanta energia deve ser gerada em cada uma das hidrelétricas cabe ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que envia às concessionárias uma programação diária de operação e determina os intercâmbios de energia entre as regiões do país.

Fonte: Canal Energia