CCEE: consumo cresceu 3% em janeiro

Em: 27/01/2017 às 14:02h por

Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 24 de janeiro apontam aumento de 3% no consumo e 3,6% na geração de energia elétrica no país, na comparação com o período de 3 a 26 de janeiro de 2016. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, que traz dados de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

O consumo de energia no Sistema Interligado Nacional alcançou 62.136 MW médios, montante 3% superior ao registrado no ano passado. A análise aponta que houve queda de 1,8% no consumo do mercado cativo, índice com influência direta da migração de consumidores para o mercado livre. Sem o registro desse movimento, e considerando o impacto do feriado do ano novo 1 a 24 de janeiro de 2016, o consumo apresentaria crescimento de 6,4%, decorrente do aumento das temperaturas em 2017, cinco graus acima da média observada em janeiro do ano passado.

Já no Ambiente de Contratação Livre, houve aumento de 18,9% no consumo, número que apresentaria queda de 0,7% levando em conta o feriado e se não fossem consideradas as novas cargas vindas do ACR.

Fonte: Canal Energia