Para Choice, privatizações na distribuição trarão onda de investimentos contra perdas

Para Choice, privatizações na distribuição trarão onda de investimento

Em: 25/01/2017 às 13:39h por

As privatizações das distribuidoras da Eletrobras, pautadas para acontecer ainda este ano, devem trazer um grande volume de investimentos no setor, segundo avaliação da Choice, empresa de tecnologia para utilities. Para o CEO Denis Maia, esse processo, além de despertar o interesse de grandes grupos internacionais e nacionais, vai trazer ao país as melhores práticas no assunto adotadas no mercado global. "Vai ser um movimento positivo para o Brasil, os investimentos em perdas serão maciços nessas empresas pós-privatização. Qualquer comprador vai ter como prioridade a redução de perdas “, admite.

Para Maia, a redução de perdas traz para essas concessionárias à venda um alto potencial de transformação, o que aumenta a sua atratividade. Ainda segundo Maia, o modelo regulatório brasileiro também contempla as perdas, inseridas na composição da tarifa. A recuperação da nova receita também possibilita retorno para os acionistas das distribuidoras. Eletrobras Amazonas Energia (AM), Eletrobras Distribuição Alagoas (AL), Eletrobras Distribuição Piauí (PI), Eletrobras Distribuição Roraima, Eletrobras Distribuição Rondônia (RO) e Eletrobras Distribuição Acre (AC) historicamente tem nas perdas um problema. A Celg (GO), que estava em poder da Eletrobras e foi vendida para a Enel, também tinha índices altos de perdas de energia, devendo receber atenção especial do novo dono.

Em 2016, a solução Revenue Inteligence da Choice fez a Celpe bater sua meta de energia recuperada. A solução deu um refino nas buscas e indica os consumidores com maior probabilidade de se detectar fraudes por meio de algoritmos de inteligência artificial. Ela consegue achar a fraude que vale mais em termos de recuperação de receita. Outras distribuidoras, como Light (RJ) e AES Eletropaulo (SP) também já fazem uso de soluções da Choice.

Fonte: Canal Energia