Desligamento em Angra 2 desconecta usina do SIN

Em: 24/01/2017 às 14:01h por

A Usina Angra 2 foi desconectada do Sistema Elétrico Nacional às 22h35min da última segunda-feira, 23 de janeiro. De acordo com a Eletronuclear, o problema foi ocasionado pela atuação espúria da proteção de sobrepressão de um dos transformadores principais da usina causando o desarme dos disjuntores de 525 kV que fazem a conexão com a rede elétrica externa que abastece o SIN. Todos os sistemas de segurança necessários funcionaram perfeitamente e o reator foi desligado automaticamente.

Informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico dão como previsão de normalização o próximo dia 25 de janeiro. Técnicos da Eletronuclear estão investigando as causas do desarme - que não provocou danos ao transformador - e também providenciam o retorno de Angra 2 ao SIN. A Eletronuclear ressaltou ainda que o incidente não envolveu os equipamentos e sistemas da parte nuclear da usina nem representou nenhum risco aos trabalhadores da Central Nuclear ou ao meio ambiente.

Fonte: Canal Energia