Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Chuva melhora reservatórios no NE, mas nível segue baixo

Chuva melhora reservatórios no NE, mas nível segue baixo

Em: 20/01/2017 às 13:52h por

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê uma leve recuperação do nível dos reservatórios das hidrelétricas do Nordeste no fim deste mês. Apesar disso, o volume de estoque dos lagos das usinas da região continua baixo, em termos históricos, para o período do ano.

De acordo com o órgão, o índice de armazenamento das usinas da região, atualmente de 17% da capacidade, deverá fechar o mês com 18,7%. No mês, o nível de estoque das usinas nordestinas subiu 0,5 ponto percentual até o momento. As hidrelétricas de Sobradinho e Luiz Gonzaga, duas das principais usinas da região, que pertencem à Chesf, estão com 12,49% e 9,81% de armazenamento, respectivamente.

Na mesma época do ano passado, a situação era ainda pior. O nível de armazenamento das hidrelétricas nordestinas era de apenas 6,7%. Historicamente, janeiro é um mês de recomposição dos reservatórios, por ser um dos mais volumosos do período úmido. Em janeiro de 2014, por exemplo, os reservatórios do Nordeste marcavam mais de 40% de acumulação.

A situação é semelhante no Norte, onde os reservatórios marcam 21% de armazenamento, com apenas 2,1 pontos percentuais de elevação em janeiro. Na mesma época do ano passado, os lagos das usinas estavam com 18,1%. A expectativa do operador é chegar ao fim do mês com 23,7%. Em 2014, por exemplo, os reservatórios do Norte marcavam 55% nessa época.

No subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o principal do país, os reservatórios estão com 33,9% de armazenamento, praticamente estável em relação ao início do ano, em contra 37% em igual período do ano passado. A expectativa do ONS é que os lagos das usinas alcancem a marca de 36,4% no último dia de janeiro.

Com relação ao Sul, os reservatórios estão com 69,1% de armazenamento, com queda acumulada de 0,8 ponto percentual no ano. Em igual período do ano passado, os lagos da usina da região registravam 95,6% de estoque, devido à ocorrência do fenômeno "El Niño", caracterizado por chuvas mais intensas no Sul e mais fracas no Norte. Para o fim de janeiro deste ano, a expectativa do ONS é que as usinas alcancem 68,8% de armazenamento.

Fonte: Valor Econômico