Para se manter no topo, Itaipu passará por atualização tecnológica

Em: 20/01/2017 às 13:52h por

A usina de Itaipu planeja investir cerca de US$ 500 milhões em um processo de atualização tecnológica que deverá levar cerca de 10 anos para ser concluído. O investimento é necessário para manter a confiabilidade dos equipamentos e assegurar a continuidade do alto desempenho da hidrelétrica, que estabeleceu novo recorde mundial de geração de energia em 2016, com a produção de mais de 103 milhões de megawatts-hora (MWh).

“A Itaipu atingiu a sua maturidade e está no auge da produção”, explica o diretor-geral brasileiro da empresa, Jorge Samek. “Porém, para garantir a continuidade desse desempenho nas próximas décadas, com elevada disponibilidade de energia para o Brasil e para o Paraguai, a usina precisará passar por um processo de atualização tecnológica, substituindo equipamentos que estão chegando ao fim de sua vida útil”, completa.

Eleita uma das maravilhas da engenharia moderna, Itaipu foi construída com tecnologia de ponta. Porém, trata-se de tecnologia eletromecânica da década de 1970. No início dos anos 2000, esses equipamentos ganharam uma “camada” mais moderna, com o Sistema Digital de Supervisão e Controle (Scada) e o Sistema de gerenciamento de energia (EMS), dando início ao processo de digitalização da usina.

Fonte: Itaipu