Apesar de calor, recessão faz brasileiro reduzir consumo de energia

Em: 19/01/2017 às 13:40h por

Num verão em que a sensação térmica no Rio chegou a 48,6° Celsius, a crise econômica e o aperto no orçamento estão funcionando como um freio no consumo de energia. Na avaliação do economista André Braz, da Fundação Getulio Vargas (FGV), a alta nos preços “disciplinou” consumidores e empresas. Isso porque a queda de 10,66% dos preços da energia elétrica em 2016 não foi suficiente para aliviar o aumento de 49% acumulado entre 2013 e 2015. No mesmo período, a inflação como um todo, medida pelo IPCA, acumulou alta de 24,7%.

— A energia é um serviço do qual o consumidor pouco abre mão, mas a alta de preços acaba disciplinando as pessoas. Não só pelas tarifas altas, mas também pela introdução de tributos como iluminação pública e bandeira tarifária — disse Braz.

Segundo cálculos da consultoria Thymos Energia com base em dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), o consumo médio de energia elétrica nos 16 primeiros dias do ano ficou em 65.819 Megawatts (MW) médios, um pouco acima do dos 62.249 MW médios registrados em dezembro. Apesar do aumento, que o presidente da consultoria, João Carlos Mello, considera pontual, analistas avaliam que o consumo de energia do país se mantém praticamente estagnado nos mesmos patamares de 2013, antes da crise econômica.

Fonte: O Globo