Sobra de energia abasteceria Estado do Rio por 3 meses

Em: 19/01/2017 às 13:39h por

A crise econômica reduziu o consumo de energia e acabou trazendo alívio ao sistema elétrico brasileiro, com uma folga que assegura um risco baixíssimo de haver falta de energia neste ano. A projeção oficial para 2018 é de sobra de energia suficiente para abastecer o Estado do Rio por três meses — isto é, folga de 8,4 Gigawatts médios.

Desde a crise energética de 2014, o governo vem monitorando mensalmente o risco de haver falta de energia no país. No dia 11, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) informou que “o risco de qualquer déficit de energia em 2017 é igual a 0,3% e 0%, para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste, respectivamente.” Em janeiro de 2015, era de 4,9% e 1,2% para os mesmos subsistemas. O cálculo leva em conta também a oferta de energia termelétrica.

Embora a situação dos reservatórios do país, exceto no Nordeste, seja cômoda, o governo sabe que essa realidade, percebida no período mais úmido, pode mudar rapidamente. Isso ocorreria, por exemplo, se chovesse menos que o esperado ou houvesse crescimento rápido do consumo de energia, por uma eventual recuperação econômica.

Foi por causa dos múltiplos cenários possíveis que a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) começou, em dezembro, um acompanhamento periódico da oferta e demanda de energia para os próximos cinco anos, monitorando pontos críticos. Foi o primeiro levantamento da EPE que apontou a sobra em 2018.

Fonte: O Globo