Nova tarifa pode ajudar retomada de Angra 3

Em: 16/01/2017 às 13:44h por

A retomada da construção de Angra 3, a terceira usina nuclear brasileira, e a recuperação e a melhoria da governança da Eletronuclear, após operações da Lava-Jato, da Polícia Federal, são os dois principais objetivos de Bruno Barretto, presidente da estatal, para este ano. Com relação à Lava-Jato, a companhia pretende pedir ressarcimento por danos causados por empresas contratadas e por administradores que forem considerados culpados pela Justiça.

Sobre Angra 3, a subsidiária da Eletrobras busca com o governo um reajuste para a tarifa de energia da usina, para reequilibrar o projeto em termos econômico-financeiros e viabilizar a retomada do empreendimento, cujas obras estão paralisadas desde setembro de 2015 por falta de pagamento e irregularidades apuradas em contratos com empreiteiras, na Lava-Jato. O objetivo, segundo Barretto, é retomar as obras da usina até o início do segundo semestre de 2018 e iniciar a operação comercial em dezembro de 2022.

"A questão de sanear, reerguer, a Eletronuclear é crítica e importante. É um imenso desafio. E um eixo desse desafio é a retomada de Angra 3", afirma o executivo. "É objeto de negociações hoje no governo a fixação de uma tarifa mais adequada como um dos vetores para a retomada de Angra 3", completou ele, em sua primeira entrevista no cargo, que assumiu em julho de 2016, ressaltando a sintonia existente hoje entre a Eletronuclear, a Eletrobras, o ministério de Minas e Energia (MME) e outras autoridades do setor, para encontrar uma solução para retomar o projeto.

Fonte: Valor Econômico