ABB fecha contrato de US$ 75 milhões para fornecer transformadores do linhão de Belo Monte

ABB fecha contrato de US$ 75 milhões para fornecer transformadores do

Em: 13/01/2017 às 13:39h por

A ABB recebeu pedido de cerca de US$ 75 milhões para fornecer transformadores conversores com tecnologia de ponta para a conexão de Belo Monte, que realizará a transmissão de 800 quilovolts de ultra alta tensão em corrente contínua. A conexão, de 2.518 quilômetros, irá transmitir energia limpa gerada no Norte do Brasil, a partir da subestação Xingu para a subestação Rio, no Sudeste. Os transformadores serão capazes de transportar até 4.000 MW de eletricidade - o suficiente para fornecer energia para aproximadamente 10 milhões de pessoas. O pedido foi registrado no quarto trimestre de 2016.

De acordo com Claudio Facchin, presidente da divisão Power Grids da ABB, as tecnologias de ultra alta tensão são um dos focos da estratégia Next Level da empresa. Segundo ele, os transformadores conversores vão possibilitar a integração de fontes de energia renováveis e transmissão de energia limpa para milhões de pessoas, a longa distância e com perdas mínimas, de forma confiável e eficiente.

Para a conexão UHVDC de Belo Monte, o fornecimento da ABB inclui 14 transformadores conversores de 400 MVA de 400 kV e outros equipamentos relacionados. Os transformadores conversores estão entre os componentes mais vitais em um sistema de transmissão, permitindo a confiabilidade e a estabilidade da energia da rede. A UHVDC é um avanço da HVDC, tecnologia em que a ABB é pioneira há 60 anos. A empresa também a primeira a desenvolver e testar de forma bem-sucedida a tecnologia do transformador conversor de 1.100 kV, estabelecendo um recorde para os mais altos níveis de tensão DC, tornando possível aumentar a capacidade de transmissão de energia de conexões de UHVDC para o nível sem precedentes de 12.000 MW.

Fonte: Canal Energia