Energisa instala compensador de R$ 33 mi para atuar na estabilidade da energia na região do Araguaia

Energisa instala compensador de R$ 33 mi para atuar na estabilidade d

Em: 10/01/2017 às 12:56h por

img

Um Compensador Síncrono de R$ 33 milhões será instalado em Confresa (1.180 km de Cuiabá) para controlar a tensão do sistema elétrico na região do Araguaia, reduzindo assim o número de vezes em que é interrompido deixando os clientes sem energia. A previsão é que o equipamento, maior investimento em Mato Grosso da Energisa, entre em operação no mês de março de 2017.

O Compensador Síncrono é uma máquina projetada que irá atuar na estabilidade de tensão na região do Araguaia, reduzindo desta forma o número de vezes que os clientes têm o fornecimento de energia elétrica interrompido.

O equipamento, segundo a distribuidora de energia elétrica em Mato Grosso, faz parte de um pacote de investimentos que a região está recebendo de R$ 200 milhões e que se estenderá para os próximos anos.

Hoje, a região do Araguaia apresenta inúmeros problemas de instabilidade de tensão. Conforme a Energisa, existe apenas um único ponto de suprimento que é a subestação de Barra do Peixe, que pertence a Eletronorte e está localizada em Ribeirãozinho. Ainda segundo a distribuidora de energia, desta subestação sai uma linha da Energisa de aproximadamente mil quilômetros de extensão que segue até o município de Vila Rica.

Fonte: Agroolhar