Em primeira marcha

Em: 02/12/2016 às 14:06h por

Ainda que esteja num ritmo considerado abaixo do ideal pelo segmento, as pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) começam a reverter o cenário de baixa perspectiva de negócios que vinha se mantendo ao longo dos últimos anos, com poucas usinas em construção. Recentes medidas tomadas pelo governo, que têm como ponto alto a realização do primeiro leilão de reserva do ano, exclusivo para PCHs e CGHs (centrais geradoras hidrelétricas, com capacidade máxima de 3 MW), em setembro, indicam que o segmento saiu do ponto morto e engatou uma primeira marcha. Falta ainda acelerar em direção a um cenário de maior volume de negócios.

Para o leilão estavam inscritos quase 900 MW de 73 PCHs e 60 CGHs e o preço-teto fixado era de R$ 248/MWh. O resultado foi a contratação de 30 usinas localizadas em 13 estados, que totalizaram 95 MW médios de garantia física e 180 MW, aproximadamente, de potência instalada, com perspectivas de investimentos da ordem de R$ 1 bilhão.

Antes mesmo desse resultado, algumas empresas, como a GE e a Andritz, já previam um cenário de poucos negócios, mas a simples realização da licitação já foi motivo de festa.

Como foi o caso de Roberto Miranda, representante comercial da GE Hydro para o Brasil, que celebrou a iniciativa do governo de realizar um leilão exclusivo, recordando que desde 2008 não se faz nada parecido.

Fonte: Brasil Energia