Eletrobras terá desafio para privatizar distribuidoras

Em: 01/12/2016 às 14:18h por

O sucesso do leilão da Celg Distribuição (Celg D), vencido ontem pela Enel, pode ser considerado uma vitória para o governo de Michel Temer, mas também destacou os desafios que a Eletrobras terá na privatização das outras seis distribuidoras do grupo.

A ausência de mais competidores no leilão da Celg D, considerada a melhor - ou a menos pior - distribuidora da Eletrobras, serve de alerta para o governo, que pretende se desfazer das outras seis distribuidoras do grupo estatal em 2017. Entre elas está a polêmica Amazonas Energia, distribuidora responsável por uma dívida bilionária entre Eletrobras e Petrobras, referente à compra de combustíveis para geração de energia. Além disso, a empresa ainda não teve o processo de desverticalização (separação das atividades de geração e distribuição) concluído.

O plano da Eletrobras é privatizar em 2017 as distribuidoras Cepisa (Piauí), Ceal (Alagoas), Eletroacre, Ceron (Rondônia), Boa Vista Energia (Roraima) e Amazonas Energia. O Valor apurou que há um entendimento no governo de que a venda da Amazonas Energia e Boa Vista pode não acontecer junto das demais, justamente por envolverem mais complicações e nós que precisarão ser desatados.

Em entrevista coletiva realizada depois do leilão de ontem, porém, o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Paulo Pedrosa, disse ter grande confiança no processo de privatização das empresas em 2017.

Fonte: Valor Econômico