Cotas de 2017 projetam redução de 430 MWmédios de Itaipu

Em: 30/11/2016 às 13:54h por

As cotas de Itaipu para 2017 consideram uma redução de 430 MWmédios na energia da usina disponível para comercialização, que terá um total de 7.250,799 MW médios a serem divididos entre as concessionárias cotistas do Centro-Sul do país. O valor ainda será confirmado pelo Ministério de Minas e Energia, na conclusão do processo de revisão da garantia física das hidrelétricas.

Além dos valores do ano que vem, a Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou as cotas que serão consideradas no rateio de potência e energia do empreendimento em 2022. No cálculo daquele ano foi considerado o mercado faturado dos consumidores cativos de cada concessionária cotista, entre setembro de 2015 e agosto de 2016. Para 2017, foi feito um cálculo conservador, tendo em vista que o processo de revisão da garantia física ainda está em andamento. Também houve alteração no número de empresas cotistas com a entrada de empresas menores e, consequentemente, a realocação da energia das distribuidoras que fazem o papel de supridoras dessas empresas.

Fonte: Canal Energia