Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Comerc: Mato Grosso e Pará são os mais vantajosos para investir em GD

Comerc: Mato Grosso e Pará são os mais vantajosos para investir em GD

Em: 23/11/2016 às 13:42h por

img

A Comerc apresentou nesta terça-feira, 22 de novembro, a primeira atualização de seu índice de retorno para geração solar no pais. A nova versão do indicador aponta que os consumidores no segmento comercial e industrial localizados na área de concessão da Energisa Mato Grosso, e os residenciais e pequenos consumidores na Celpa (PA) são os que têm a possibilidade de menor tempo de retorno de investimento em sistemas de geração distribuída solar fotovoltaica.

No caso da concessionária no Mato Grosso o payback está em pouco 7,09 anos quando comparado ao grupo de tarifas na alta tensão A4, que somando o ICMS chega a um valor de R$ 451,75/MWh. Em seguida vem a Energisa-SE com 7,23 anos e em terceiro lugar no ranking vem a gaúcha CEEE-D com 7,46 anos. No sentido contrário o menor retorno ficou com a CEA (AP) com 16,03 anos, a Ceal (AL), com 14,94 anos e a CERR (RR) com 14,10 anos.

Nos segmentos residencial e pequenos consumidores, a Celpa (PA) apresentou um payback de 4,8 anos, a Energisa-MT aparece logo em seguida para aquelas unidades com tarifas do subgrupo B3, com 5,03 anos. A terceira mais vantajosa do ranking é a Coelce (CE) com 5,18 anos. Já dentre as concessionárias onde se apresenta o maior tempo de retorno nessa classe de consumo estão, novamente, a CEA (AP) com 10,87 anos, a AES Eletropaulo (SP) com 8,95 anos e a CERR (RR) cujo payback ficou em 8,48 anos.

Fonte: Canal Energia