Aneel executa quase R$ 100 milhões em garantias de térmicas da Bertin

Em: 23/11/2016 às 13:41h por

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou a execução das garantias de fiel cumprimento aportadas por seis termelétricas do grupo Bertin Energia, cujos projetos não saíram do papel por dificuldade de execução do agente. As apólices, emitidas pela J.Maluceli Seguradora, somadas representam o valor de R$ 98,1 milhões. A informação consta publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 22 de novembro.

As empresas UTE MC2 Governador Mangabeira, UTE MC2 Nossa Senhora do Socorro, UTE MC2 Santo Antônio de Jesus, UTE MC2 Sapeaçu, UTE MC2 Camaçari 2, e UTE MC2 Camaçari 3 foram vencedoras do leilão A-5 realizado em 30 de setembro de 2008. A usinas tinham a obrigação de entrar em operação em 1º de janeiro de 2013, porém os projetos não foram construídos, iniciando uma longa disputa administrativa e judicial.

Após diversas deliberações acerca dos pleitos apresentados pelas empresas do grupo Bertin, a Aneel decidiu em 29 de março deste ano revogar as outorgas e recomendar a execução das garantias de fiel cumprimento das seis térmicas. Segundo a Aneel, a execução das garantias se deu "em função do total descumprimento dos marcos de implantação dos empreendimentos".

Fonte: Canal Energia