Piauí ruma a 52 parques eólicos instalados nos próximos anos

Em: 18/11/2016 às 13:17h por

Levantamento realizado pelo Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), revelou que o setor de energia eólica do Piauí vem crescendo de forma consistente e contínua. O estado já possui 29 parques eólicos instalados e em operação e tem mais 23 em construção.

Os dados foram atualizados no fim de outubro e destacam que o potencial de produção chega atualmente a 808,4 Megawatts (MW) e chegará a 1445,8 MW assim que os empreendimentos forem concluídos no Estado.
No ranking de estados com o maior número de parques eólicos em construção o Piauí fica atrás apenas da Bahia (44) e Ceará (25). A análise do Cerne ainda apontou que na capacidade total de potência prevista nestes empreendimentos, o Piauí figura na segunda posição do país, com 640,2 Megawatts (MW); apenas a Bahia aparece com uma capacidade maior prospectada (859,45 MW).

O setor local ainda ganhou fôlego com a expectativa da implantação da primeira fábrica de torres de energia eólica no Piauí, a empresa Acciona apresentou no início deste mês o projeto ao Governo. A iniciativa tem como objetivo a fabricação e comercialização de torres eólicas, que dará suporte a outras empresas que já comercializam energia renovável gerada pelo vento.

Fonte: Ambiente Energia