Governo prepara vetos à medida provisória das distribuidoras elétricas

Em: 16/11/2016 às 13:17h por

Os ministérios de Minas e Energia, Fazenda e Planejamento devem pedir à presidência para vetar alterações que deputados e senadores fizeram ao texto da medida provisória da privatização de distribuidoras elétricas.
"A circulação do texto no Congresso incorporou uma prática do passado: procurar soluções pontuais que trazem danos coletivos", afirma Paulo Pedrosa, secretário-executivo de Minas e Energia.

Os vetos que os ministérios pedem são para evitar o "mal generalizado", diz Pedrosa, que não especifica quais são os itens dos quais discorda.

Uma adição à MP é a respeito de trabalhadores das distribuidoras: os legisladores querem que eles sejam mantidos durante dois anos após a privatização.

Outra mudança refere-se a linhas de transmissão em obras, como as da Abengoa.
A empresa espanhola venceu o leilão para trazer a energia de Belo Monte, mas a Aneel quer relicitar as obras.

No texto aprovado na comissão mista, os parlamentares determinaram que, caso outra companhia leve esse contrato, ela seja obrigada a usar os mesmos fornecedores de equipamentos.
Essas são adições que os ministérios pedirão para vetar, apurou a coluna.

Fonte: Folha de S. Paulo