Aneel quer atrair empresas chinesas para investir no setor elétrico brasileiro

Aneel quer atrair empresas chinesas para investir no setor elétrico br

Em: 16/11/2016 às 13:17h por

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) iniciou os preparativos para realizar no início de 2017 um evento na China que terá como objetivo atrair novas empresas da Ásia para leilões de concessões de setor elétrico do país.

A agência deseja aproveitar o momento propício em que as gigantes Three Gorges e State Grid tocam imensas obras e anunciam aquisições no país. Segundo o diretor da Aneel José Jurhosa, além daquelas duas empresas, outras companhias chinesas têm se movimentado no setor, como a CEE Power, que arrematou linhas de energia em leilão em abril deste ano em parceria com empresas brasileiras, e a Shanghai Electric e a CGGC, que já estão presentes no país.

Para esquentar o interesse dos chineses no mercado elétrico nacional, uma comitiva da Aneel foi à China em setembro a convite do governo do país. Nessa viagem começaram os preparativos para um seminário na China que teria o objetivo de “vender o Brasil” para o investidor asiático, principalmente para projetos de geração e transmissão. A ideia é realizar o evento em março.

Fonte: Ambiente Energia