Eficiência energética é alvo de empresas e concessionárias

Em: 11/11/2016 às 11:30h por

As estatísticas da ONU mostram que quase sete em cada dez habitantes - ou 67% da população mundial - vivem em grandes cidades, gerando aproximadamente 75% das emissões poluentes. No Brasil, o índice está um pouco abaixo da média mundial (64%). Esse aumento da concentração populacional em áreas urbanas gera uma pressão tanto no poder público quanto entre as companhias privadas pelo aumento da eficiência energética, tornando as cidades e as companhias mais inteligentes e sustentáveis.

No cenário atual do Brasil, as concessionárias públicas já têm uma exigência de investir em formas de eficiência energética, por meio de diferentes legislações desde o ano 2000, como a Lei Federal 9.991/2000 e, mais recentemente, a Resolução Normativa 556/2013 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que estabelece, além da obrigatoriedade, um controle constante desses aportes.

Esses investimentos podem ser feitos pelas próprias concessionárias ou distribuidoras de energia elétrica, mas é possível também que empresas e consumidores, de um modo geral, apresentem iniciativas de eficiência energética, utilizando esse modelo nas conhecidas Chamadas Públicas. Entre 2010 e 2015, a Copel economizou 195 mil MWh por ano, em iniciativas próprias e em projetos de terceiros, envolvendo o atendimento a residências e a outras iniciativas.

Fonte: Valor Econômico