CPFL Renováveis estima fechar ano com mais 2 GW

Em: 10/11/2016 às 13:33h por

Com a entrada em operação de quase 2 gigawatts (GW) em projetos, a CPFL Renováveis deve seguir uma tendência de redução gradual da alavancagem e resultados líquidos positivos para os próximos trimestres.
"Vamos terminar este ano com pouco mais de 2 GW, o que vai nos levar à condição de liderança de geração renovável na América Latina", disse, ao Valor, o diretor-presidente interino e diretor financeiro e de relações com investidores da companhia, Gustavo Sousa.

A companhia informou ontem à noite que apurou lucro líquido de R$ 50,121 milhões no terceiro trimestre do ano, alta de 90,1% na comparação anual. O resultado refletiu a maior geração das eólicas, tanto pela maior velocidade dos ventos, natural nessa época do ano, quanto a entrada em operação de novos parques pertencentes aos complexos Campo dos Ventos e São Benedito.

A receita líquida da companhia avançou 25,9% no trimestre, para R$ 505,8 milhões, e o resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) teve ganho de 16,6%, para R$ 344,9 milhões. A capacidade em operação da CPFL Renováveis cresceu 7% no período, atingindo 1,924 GW de potência.
A entrada em operação da maioria dos projetos de geração da companhia também ajudou a reduzir o endividamento, devido à maior geração de caixa. A alavancagem medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda saiu de 5,5 vezes no fim de setembro do ano passado para 4,8 vezes agora.

"Com a redução da alavancagem, ficamos com mais apetite para investimentos", disse Sousa.
A CPFL Renováveis avalia oportunidades de crescimento via novos projetos, por meio de leilões, e também com operações de fusões e aquisições. "O que fala mais alto é o retorno do projeto que analisamos", disse.
"Posso dizer que analisamos tudo o que está no mercado", disse Sousa, completando, porém, que não há nenhuma negociação mais avançada que isso. "Nós tentamos conciliar um preço atrativo com uma alternativa de financiamento", disse. Ao longo de 2016, o cenário de restrição de crédito dificultou essas atividades, mas a empresa já vê indícios de uma mudança na postura do mercado.

Para o leilão de reserva de dezembro, a companhia habilitou projetos de energia solar e eólica, mas as limitações nas margens de escoamento estão colocando "desafios de viabilidade de engenharia" dos projetos. Segundo Sousa, a CPFL Renováveis está tentando equacionar essa questão para poder participar da disputa.

Fonte: Valor Econômico