Aneel vai propor leilão para contratação de 6 GW de térmica na base para o Nordeste

Aneel vai propor leilão para contratação de 6 GW de térmica na base pa

Em: 07/11/2016 às 11:02h por

A seca prolongada que assola a região Nordeste há quase seis anos abriu uma discussão importante sobre qual deverá ser a prioridade para o uso da água do rio São Francisco nos próximos anos. A principal solução apoiada por diversos agentes do setor é a instalação de usinas térmicas na base, por ser a única fonte que reúne as características necessárias para compensar a geração hidrelétrica e promover a segurança energética da região.

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica, Reive Barros, informou que vai sugerir ao Ministério de Minas e Energia a realização de leilão regional para contratação de 6 GW de capacidade térmica movida a gás natural a ciclo combinado para geração na base e instalação até 2030. O diretor, inclusive, sugeriu o preço teto de R$ 270/MWh para essa energia.

Segundo Barros, a medida promoveria alguns benefícios, a saber: o desenvolvimento do mercado de gás na região; a segurança energética; a recuperação dos reservatórios hidrelétricos; além de firmar a geração eólica que está em franca expansão na região.

Fonte: Canal Energia