Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Ilhas movidas por energia das ondas

Ilhas movidas por energia das ondas

Em: 04/11/2016 às 11:29h por

Sol, mar e vento: coisas belas de se vivenciar, mas também úteis para gerar energia limpa, se empregadas de forma inteligente. As ilhas italianas têm abundância dessas matérias-primas. Pode-se até contar a energia geotérmica entre as fontes renováveis clássicas, graças aos vulcões presentes nas ilhas. Além disso, as ilhas do Sul desfrutam de um clima ameno, muito menos exigente do ponto de vista energético. A energia necessária para aquecer essas ilhas meridionais no inverno é muito inferior à necessária nas ilhas do Norte, que praticamente já alcançaram também a autossuficiência graças às turbinas de captação de energia eólica e às centrais elétricas a combustão de biomassa.

Nas ilhas do Sul, há um foco maior na energia captada a partir do sol e do mar. Pantelleria, a maior das ilhas-satélites da Sicília, começou a explorar a energia das ondas com um dispositivo projetado pela Wave for Energy (W4E), uma subsidiária desmembrada como independente da Universidade Politécnica de Turim.

A ISWEC, uma unidade flutuante de 200 kilowatts, produz 150 megawatts-hora por ano e movimenta uma usina de dessalinização, produtora de água doce, um recurso natural escasso e precioso na ilha. Com 50 metros de comprimento, 8 metros de largura e 5 metros de altura, 4 dos quais submersos, o aparelho tem o mesmo impacto visual de um barco ancorado ao largo da costa.

Fonte: Valor Econômico