Aneel aprova P&D Estratégico para minigeração em instituições federais de ensino superior

Aneel aprova P&D Estratégico para minigeração em instituições federais

Em: 04/11/2016 às 11:29h por

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou em reunião realizada no último dia 1º de novembro a abertura de chamada pública para o Projeto Prioritário de Pesquisa & Desenvolvimento de Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Federais de Ensino Superior.

De acordo com a Aneel, os projetos realizados na chamada possibilitarão a troca de equipamentos energeticamente ineficientes por outros mais eficientes, incentivarão a mudança de hábito de consumo de professores, alunos e funcionários das instituições de educação e a redução nas contas de energia elétrica das instituições, assim como uma nova forma de gestão energética. O voto do diretor relator destaca ainda a importância para a sociedade da criação de uma cultura de Eficiência Energética na formação de futuros profissionais.

Outro aspecto abordado no voto do diretor é que o P&D vai possibilitar a adoção de soluções que por conta de problemas no orçamento, dificilmente seriam nessas instituições. A chamada prevê que a execução do Projeto de P&D Estratégico terá como primeira etapa a demonstração de interesse das distribuidoras na execução do projeto, com prazo para 15 dias a partir da publicação do edital.

Fonte: Canal Energia