Grupo projeta receita de R$ 1 bilhão em serviços no país

Em: 03/11/2016 às 10:46h por

A gigante energética franco-belga Engie (antiga GDF-Suez) planeja faturar cerca de R$ 1 bilhão por ano com serviços de energia no Brasil nos próximos anos. A área de serviços de energia incluem projetos de geração distribuída - principalmente a partir de fonte solar fotovoltaica - eficiência energética e tecnologia. Atualmente esse segmento gera um faturamento de R$ 200 milhões para o grupo no Brasil.

A ideia de ampliar a atuação na área de serviços faz parte do reposicionamento da companhia francesa, iniciado este ano. A estratégia do grupo é não fazer novos projetos de geração a carvão, além daqueles já em andamento, e ampliar a atuação em geração distribuída e no desenvolvimento de usinas eólicas e solares de grande porte, sem abandonar o setor de grandes hidrelétricas, um dos destaques do grupo no Brasil.

"Hoje, nossa atuação no Brasil ainda está muito focada no atacado, vendendo grandes blocos [de energia] para distribuidoras. E também temos clientes industriais finais. A ideia é de continuar avançando nesse campo. Hoje a decisão do consumo está muito mais próxima do cliente do que do revendedor. No futuro, os consumidores querem tomar suas próprias decisões, escolhendo o que querem consumir, que tipo de energia, de que forma, se querem gerar a própria energia", disse Maurício Bähr, presidente da Engie no Brasil.

Hoje, a área de serviços ainda representa pouco do faturamento total do grupo franco-belga no Brasil. Principal ativo da companhia no Brasil, a Engie Brasil Energia (antiga Tractebel Energia) tem faturamento anual da ordem de R$ 6,5 bilhões. No entanto, a guinada estratégica para a descarbonização e digitalização do sistema elétrico levará a uma crescente participação do segmento de serviços na receita total no país.