Avanço do mercado livre depende da liberação de novos consumidores

Em: 24/10/2016 às 14:14h por

O crescimento do mercado livre de energia nos próximos anos, mesmo que em menor ritmo, depende da liberação da entrada de novos consumidores nesse ambiente. Apesar dos entraves, o aumento da geração distribuída ajudará a garantir parte da expansão.

"Os principais desafios que o setor enfrenta hoje para dar prosseguimento à expansão do mercado livre são a redução dos limites de carga para migração, até a adoção da portabilidade, ou seja, que todos os consumidores possam ser livres, além do desenvolvimento do modelo do comercializador varejista", avalia o diretor-técnico da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), Alexandre Lopes.

Segundo ele, as iniciativas hoje em andamento no Ministério de Minas e Energia (MME), na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e os projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional se propõem a discutir soluções para adequar o modelo do setor, no qual o ingresso de consumidores no mercado livre é limitado.
Para garantir esse crescimento, entretanto, também é necessário atrair investimentos ao ambiente livre.

"Vemos um aumento gradual da quantidade de microgeração, novas cargas como veículos elétricos e outros equipamentos que certamente trarão novos desafios do ponto de vista de operação do sistema", diz o gerente executivo comercial e planejamento energético da comercializadora Elektro, Marcelo Fernandez.
Ele ressalta que o setor pode enfrentar problemas com a falta de aportes. "Um exemplo para os próximos anos é a criação da tarifa branca", lembra.

Na avaliação de Fernandez, a queda do consumo de energia nos horários de pico pode levar empresas a postergar investimentos na rede.

Fonte: DCI