Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Consumo de energia tem queda de 4,6% em outubro, segundo CCEE

Consumo de energia tem queda de 4,6% em outubro, segundo CCEE

Em: 21/10/2016 às 14:21h por

Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 18 de outubro indicam queda de 4,9% na geração e de 4,6% no consumo de energia elétrica no país, na comparação com o mesmos dias da semana (3 à 20) de 2015. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, que traz dados de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais. 

A análise indica que o consumo de energia no Sistema Interligado Nacional alcançou 58.166 MW médios com queda de 9,3% no mercado cativo, impactado pela migração de clientes cativos para o mercado livre. Já no Ambiente de Contratação Livre, houve aumento de 10,8% no consumo, índice também influenciado pelo movimento de consumidores vindos do mercado cativo. Eliminando o impacto da chegada destas novas cargas, há uma redução de 2,4%.  Dentre os ramos da indústria monitorados pela CCEE, incluindo autoprodutores, consumidores livres e especiais, os maiores índices de consumo em outubro foram os registrados nos setores de comércio (69,1%); serviços (41,3%); e telecomunicações (37,5%).

O crescimento destes segmentos está vinculado à migração dos consumidores para o mercado livre. Já o consumo nos setores de extração de minerais metálicos (-19%) e de transportes (-2,1%) apresentou queda. Expurgando os efeitos de migração, os segmentos de saneamento (+7%), madeira, papel e celulose (+5,3%) e metalurgia e produtos de metal (5%) apresentam crescimento. 

Fonte: Canal Energia