Comercializadores varejistas já representam 12 consumidores

Em: 21/10/2016 às 14:20h por

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) informou nesta quinta-feira, 20 de outubro, que existem 12 unidades consumidoras representadas por comercializadores varejistas devidamente cadastradas na CCEE. O modelo que começa a entrar em operação no mercado permite que consumidores que antes estavam limitados a serem atendidos por distribuidoras possam aproveitar os benefícios do mercado livre de maneira simplificada.

Segundo Roberto Castro, conselheiro da CCEE, estão habilitados para operar como comercializador varejista as empresas Comerc Power, CPFL Brasil Varejista e a EKCE (Elektro). Outros quatro processos de habilitação estão em andamento envolvendo as empresas Safira, Nova Energia, Mega Watt e Arcelor Mittal. "Entendemos que estamos iniciando um processo bastante consistente no mercado. A presença do varejista vai tomar uma proporção que certamente vai fazer frente a essa evolução toda que está acontecendo no mercado", disse Castro.

A figura do comercializador varejista é importante para acomodar o grande volume de consumidores interessados em migrar para o mercado livre. Em 2016, foram 1.443 novas adesões ao ACL, a maior parte composta por consumidores especiais, sendo que 58% das migrações têm perfil de consumo médio abaixo de 0,4 MW médios. Essa pulverização gera um desafio operacional muito grande para CCEE. A figura do varejista agruparia essas pequenas cargas em um único agente, centralizando a liquidação financeira dessas unidades.

Fonte: Canal Energia